domingo, 3 de maio de 2009

"STARBUCKS COFFEE"




Hoje Foi dia de tomar café! Fui Ao Starbucks fazer um trabalho para uma amiga de Belo Horizonte.O trabalho consistia em "tentar" tirar fotos e fazer uns videos...rs...O único besta com câmera nas mãos era eu..Mas tudo em nome da investigação e missão cumprida...Levei uma figurante especial para servir de cobaia(minha mãe) e de resto foi na cara de pau mesmo rs..

A HISTÓRIA DA STARBUCKS
(fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Starbucks#Hist.C3.B3ria)
A primeira loja Starbucks foi aberta em 1971 por três sócios - os professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e o escritor Gordon Bowker. Foram inspirados por Alfred Peet, fundador da Peet's Coffee & Tea, que conheciam pessoalmente, para abrir a primeira loja na Pike Place Market e vender grãos de café de alta qualidade e equipamentos – a loja ainda está aberta, mas não no mesmo local em que foi inaugurada – Durante o primeiro ano de funcionamento compravam grãos verdes da Peet's Coffee & Tea, passaram mais tarde a comprar diretamente dos plantadores.
Howard Schultz entrou na empresa em 1982 e, após uma viagem a Milão, sugeriu que vendessem café e espressos além de grãos. Os donos rejeitaram a idéia, acreditando que isso mudaria drasticamente o foco da empresa, pois para eles café é algo que deveria ser feito em casa. Certo de que havia muito dinheiro para ser feito vendendo bebidas para norte-americanos, Schultz fundou o Il Giornale em 1985.
Em 1984 os donos originais da Starbucks, liderados por Baldwin, tiveram a oportunidade de comprar o Peet's. Em 1987 eles venderam a cadeia Starbucks para a Il Giornale de Schultz, que trocou as marcas do Il Giornale pelas da Starbucks e rapidamente entrou em expansão. A Starbucks abriu a sua primeira loja fora de Seattle em Vancouver, Canadá e Chicago no mesmo ano. Ao iniciar a negociação de suas ações no mercado em 1992, a Starbucks possuia 165 pontos de venda.
A primeira Starbucks fora da América do Norte foi aberta em Tóquio em 1996. A entrada no Reino Unido ocorreu em 1998 com a compra da rede Seattle Coffee Company, então com 60 lojas, renomeando-as como Starbucks. Em novembro de 2005, Londres já possuia mais lojas que Manhattan.
Nome e logo
O nome da empresa foi inspirado pela personagem Starbuck do livro Moby Dick, assim como um campo de mineração no Monte Rainier, Starbo ou Storbo. Seu logotipo apresenta uma sereia com duas caudas.
A empresa quase foi batizada "Cargo House", Terry Heckler, sócio e amigo de Gordon Bowker, comentou informalmente que palavras iniciadas com "st" tinham um certo poder. Bowker então começou uma lista de palavras começadas com estas letras. Outra pessoa então apareceu com um mapa das minas do Monte Rainier, onde havia uma cidade mineira chamada Starbo, o que fez Bowker lembrar da personagem Starbuck de Moby-Dick, livro de Herman Melville.
De acordo com o livro Dedique-se de coração: Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara (Pour Your Heart Into It: How Starbucks Built a Company One Cup at a Time) de Howard Schultz, o nome da empresa tem origem em Moby Dick, no entanto não da forma direta como se pode presumir. Gordon Bowker gostou do nome "Pequod" (o barco do romance), mas seu colega Terry Heckler foi contra: "Ninguém vai beber um copo de Pee-quod" (no original: "No one's going to drink a cup of Pee-quod!", "pee" é uma gíria em inglês para urina) Heckler sugeriu então "Starbo". Após algumas discussões com as duas idéias, chegaram ao nome Starbuck.
O logotipo da empresa é uma sereia com duas caudas, mas com o passar dos anos o logo foi simplificado. Na primeira versão, a sereia exibia os seios e suas caudas eram totalmente visíveis. Na segunda versão, seus seios foram cobertos com cabelo, enquanto seu umbigo ainda podia ser visto parte das caudas foi eliminada. Na versão atual, os seios e o umbigo não são visíveis e das caudas restam apenas a seção final. O logo original ainda pode ser visto na loja em Pike Place Market e nas embalagens do blend de aniversário.
Lojas
As lojas Starbucks oferecem uma variedade de cafés coados do modo tradicional, alternados em intervalos de tempo (geralmente semanal, dependendo da disponibilidade dos grãos) para proporcionar aos clientes uma maneira fácil de experimentar seus diferentes cafés e blends. Serve também uma gama de bebidas quentes, baseadas ou não no café expresso. De modo geral, no inverno e dias frios as bebidas quentes garantem o movimento das lojas Starbucks. Já nos dias quentes a maior parte do faturamento das lojas vêm das bebidas batidas com gelo, os "Frappuccinos".
Funcionários
Cada loja possui pelo menos dois baristas (ou "partners", como a Starbucks chamam seus funcionários) sendo que um deles é um coordenador de plantão (shift supervisor), assistente de gerente (assistant manager) ou gerente (store manager) de acordo com o volume de negócios.
Os baristas com aventais pretos identificados como "Coffee Master" são funcionários que completaram o curso Coffee Master e alcançaram uma alta pontuação durante sua certificação, treinados não apenas no preparo e degustação como também no cultivo, torra e compra de café. No passado, o funcionário precisava ser no mínimo um coordenador de plantão para se tornar um "Coffee Master", mas essa exigência foi alterada e todos os funcionários têm a chance de se tornar um "Coffee Master".
Os baristas de lojas operadas pela Starbucks costumam ter um pacote de benefícios mais amplo que em outras cafeterias, com seguro saúde e dental, além de um programa de compra de ações – chamado de Bean Stock – dependendo do país.
Terceiro lugar
A Starbucks procura criar em suas lojas o conceito de um "terceiro lugar" (após a casa e o trabalho) para se passar o tempo, com áreas confortáveis equipadas com sofás e poltronas macias, tomadas elétricas para utilização de computadores portáteis, além de acesso sem fio à Internet (serviço não gratuito, diferente de algumas cafeterias menores).
Segundo a empresa, para manter o aroma do café, é proibido fumar em praticamente todas as suas lojas, apesar de previsões de que essa restrição não teria sucesso em mercados como a Alemanha, onde existem poucas restrições ao ato de fumar. Em algumas lojas fumar é permitido em áreas separadas por portas duplas, em um pavimento superior ou em áreas externas. Pelo mesmo motivo os funcionários são proibidos de trabalhar com perfumes fortes.
Bebidas
A Starbucks é conhecida pelo jargão de seu menu, substituindo os tradicionais "pequeno", "médio" e "grande" por "tall", "grande" e "venti" (vinte em italiano) (um tamanho menor, "short" com 8 onças líquidas, pode ser pedido em qualquer Starbucks, mas não é listado nos menus). Adicionalmente, como na maioria das cafeterias, a maioria das bebidas pode ser personalizada de alguma maneira – usando por exemplo leite desnatado ou de soja ao invés do leite integral – Sabores (ou xaropes) e chantilly podem ser acrescentados; cappuccinos podem ser feitos com mais ("seco") ou menos espuma ("úmido"). Outras opções estão disponíveis de acordo com a loja.
Na China, apenas os tamanhos "short", "tall" e "grande" estão disponíveis, não havendo o tamanho "venti". No Japão, o tamanho "venti" para bebidas quentes está disponível apenas em algumas das lojas.
Jargão
O jargão utilizado na Starbucks foi pensado para uma comunicação eficiente entre empregados e com os seus clientes enquanto pedem as bebidas ou "marcam os copos". Segue-se uma ordem para anunciar cada personalização, terminando com o nome da bebida propriamente dita. O "nome" de uma bebida começa com a opção de ser fria, se é descafeinada, o número de "shots" de café expresso (quando diferente da receita da bebida), o tamanho do copo, sabores adicionados, o tipo de leite (integral, desnatado e soja, além de outros dependendo da loja ou região), personalizações adicionais (sem espuma, extra-quente) e finalmente o nome da bebida.
  • Frio/Quente > Descafeinado > Shots > Tamanho > Sabores/xaropes > Leite > Personalização > Bebida

Por exemplo a ordem utilizada para "chamar" um Latte frio grande com xarope de baunilha descafeinado, com chantilly, extra shot e leite desnatado seria: Frio, descafeinado, triplo, grande, baunilha/vanilla, desnatado, com chantilly, latte.
Quando não especificado, as bebidas são feitas quentes, com café expresso normal (com cafeína) e leite integral.
Lojas
As lojas Starbucks oferecem uma variedade de cafés coados do modo tradicional, alternados em intervalos de tempo (geralmente semanal, dependendo da disponibilidade dos grãos) para proporcionar aos clientes uma maneira fácil de experimentar seus diferentes cafés e blends. Serve também uma gama de bebidas quentes, baseadas ou não no café expresso. De modo geral, no inverno e dias frios as bebidas quentes garantem o movimento das lojas Starbucks. Já nos dias quentes a maior parte do faturamento das lojas vêm das bebidas batidas com gelo, os "Frappuccinos".
Café
Os grãos de café da Starbucks são torrados em uma dentre quatros unidades de torrefação, localizadas em Kent, Washington; York, Pennsylvania; Carson Valley, Nevada e Amsterdam, Países Baixos. Os grãos torrados são embalados após a torra em uma bolsa com uma válvula que permite aos grãos continuarem a emitir gases dentro da embalagem sem danificá-la.
Os grãos e, em alguns casos, café moído podem ser comprados em todas as lojas Starbucks e em alguns outros pontos de venda. No caso dos cafés em grão, o cliente pode solicitar que o mesmo seja moído conforme o método de preparação utilizado.
Starbucks no Brasil
A operação brasileira é resultado de uma sociedade entre a matriz norte-americana – com 49% da participação acionária – e 51% da empresa "Cafés Sereia do Brasil Participações S.A" da família Rodenbeck, responsáveis – nos anos 80 – pela vinda do McDonald's e, na década de 1990, da rede Outback Steakhouse ao Brasil.
  • Em maio de 2006 a Starbucks anunciou que iria instalar a sua primeira loja no Brasil em São Paulo em até no máximo seis meses.

  • Em outubro de 2006, a empresa começou o processo de seleção de seus funcionários para abrir suas primeiras instalações no Shopping Morumbi em São Paulo supostamente entre novembro e dezembro do mesmo ano.

  • Maria Luisa Rodenbeck faleceu a 1º de outubro de 2007 em um acidente de carro no Rio de Janeiro.

Inauguração
A primeira loja da empresa no Brasil foi inaugurada em 1º de dezembro de 2006 no Morumbi Shopping em São Paulo
A segunda loja começou a receber o público três dias depois, no mesmo local.
Em janeiro de 2007, a empresa anunciou a assinatura do contrato de locação para instalação de sua terceira loja em São Paulo no Shopping Pátio Higienópolis. A loja foi inaugurada no dia 20 de março de 2007. Apesar de estar localizada num shopping a loja possui mesas e cadeiras do lado de fora, dando a sensação de ser uma loja "de rua". Hoje também conta com duas lojas (uma loja e um quiosque) no Shopping Eldorado, com mesas e cadeiras no meio do pátio central.
A primeira loja fora de um Shopping foi inaugurado na Rua Amauri no bairro do Itaim Bibi, enquanto a primeira loja fora da cidade de São Paulo foi a 11ª, localizada no Shopping Iguatemi de Campinas. A primeira loja fora do estado de São Paulo foi inaugurada em dezembro de 2008 no Shopping Leblon, na cidade do Rio de Janeiro.

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